google-site-verification=g9xlwY_0vACHjJGIQtFtApb6fknA8CyK6j6jkQzTMz8

Benefícios do marketing digital para sua empresa

Os negócios estão passando por grandes mudanças. O perfil do cliente tem mudado muito e este cada vez mais tem procurado produtos e serviços na internet, devido à facilidade, comodidade e, em geral, menor custo.

Qualquer negócio, em qualquer ramo, precisa de clientes, que estão em grande quantidade migrando para o meio digital.

Acredito que já tenha percebido que as pessoas vão cada vez menos a bancos, lojas e estabelecimentos físicos. Mas então as pessoas estão precisando menos desses produtos e serviços? A resposta é não! Pelo contrário, o consumo, mesmo em tempos de crise, se mantém e até aumenta em determinados setores da economia, porém, hoje o cliente busca na comodidade de seu sofá a melhor relação custo/benefício.

Entendeu a profundidade da mudança? Agora é vital para a empresa estar presente no mundo virtual, porém lá as regras são outras.

Antes para ter sucesso era necessário um ponto bem localizado, agora a localização de site, rede social ou blog é indiferente, basta que o serviço de hospedagem seja de qualidade. Antes era necessário um ótimo atendimento, agora além de um ótimo atendimento é fundamental desenvolver um relacionamento com seus clientes, pois eles só vão passar em frente à sua loja, “visitar seu site”, se ele estiver no TOP OF MIND. Do contrário seu site pode cair no esquecimento e esse cliente não retornar. Mas calma, não há motivo para pânico!

Antes seu cliente tinha uma experiência de maior contato na empresa física, tornando mais simples todo o processo de venda. Agora, com a distância, é necessário fornecer o máximo de informações e garantias ao cliente para que o mesmo se sinta à vontade e confortável para conhecer e quem sabe adquirir seus produtos ou serviços.

Você deve estar pensando: “Minha empresa é muito pequena, não preciso disso! Presença digital é para grandes empresas.” Bem, talvez a um tempo atrás isso fosse verdade, porém, hoje com a praticidade proporcionada pelos smartphones, fazemos pesquisas o tempo todo, seja para comprar um carro ou um simples sapato.

Então, estar no meio digital pode trazer uma série de vantagens, tais como:

  • Atrair clientes;

  • Criar um espaço para oferta de produtos e serviços;

  • Quebrar barreiras geográficas;

  • Permitir que o cliente conheça mais sobre seu negócio;

  • Reduzir expressivamente o custo com marketing (uso de Marketing Digital);

  • Oferecer um lugar para a criação de uma relação com seu cliente.

Estas são apenas algumas vantagens. Elas vão, com certeza, muito além disso! Porém, existem alguns detalhes fundamentais para que sua presença digital gere resultados para sua empresa.

Abaixo listamos alguns pontos importantes a se considerar para se obter sucesso na criação de sua presença digital. São eles:

  1. Atenção aos fundamentos básicos do negócio: Sua empresa não pode tropeçar em questões simples e primárias como custos, merchandising, orçamento e outros.Não confunda receita com lucro. Faça o dever de casa, tenha um plano de negócios ou um CANVAS devidamente detalhado e todos os controles necessários ao seu negócio.

  2. Uma estratégia de sucesso é uma combinação de estratégias: Antes de mais nada vamos definir o objetivo da estratégia, que é aumentar o tráfego em seu site e converter isto em uma maior taxa de possível de vendas e negócios fechados. Dito isso, para elaborar uma estratégia de sucesso devem ser escolhidas algumas opções dentre as várias, em geral o site, um blog, listas de e-mail e não deixar de fora as redes sociais. Atenção para manter as estratégias convergentes, as diferentes estratégias devem buscar atingir o perfil desejado de público.

  3. FOCO NO CLIENTE! Alguns vão achar que é clichê, mas a intenção aqui é chamar a atenção que, por mais fascinante que seja uma tecnologia, por mais forte que seja uma inclinação pessoal, o cliente é o alvo a ser atingido. Logo, tudo que está sendo produzido deve ser elaborado e pensado para ele, tendo em mente seus anseios e desejos.

  4. Reavalie seus investimentos em marketing! Coloque em uma planilha seus investimentos em mídias tradicionais como cartões de visita, design de logomarca, papéis timbrados, outdoors, páginas amarelas, cadastros em listas da região, comerciais em rádio, entre outros. Ao lado de cada mídia devem ser incluídos o valor investido e o retorno em clientes (estimado, se não souber pergunte a seus clientes), que cada uma delas apresenta. Reduzindo o investimento nas mídias com menor taxa de conversão é possível aproveitar a verba em mídias digitais.

  5. Aplique no digital tudo aquilo que funciona nas mídias tradicionais. A menos que esteja criando um negócio do zero, você já vendeu antes, conhece os sentimentos e necessidades de seus clientes. Não vamos reinventar a roda! Aplique esse valioso conhecimento nas mídias digitais.

  6. Analise e segmente seu público on-line. Monte um perfil do seu público alvo: faixa etária, sexo, nível de renda, escolaridade, região geográfica, entre outros. Entenda suas necessidades e desejos: o que eles compram? Qual é o estilo de vida? O que leem? Se for necessário segmente seu público em diferentes grupos. Identifique seus hábitos digitais: quanto tempo eles passam on-line, quais redes sociais costumam utilizar, hábitos de leitura de e-mail, se pesquisam ou não antes de fechar uma compra. Essas informações serão muito valiosas no momento de escolher as estratégias para atingir esse público no meio digital.

  7. Tenha um Site. Apesar das mídias serem cada vez mais populares, quando o cliente quer mais informações sobre você, seus produtos e serviços, ele irá consultar seu site.

  8. Elabore um plano de marketing digital e siga o mesmo, reavaliando o crescimento ou perda de resultados. Focado no plano há menor probabilidade de você se perder no mar de soluções para os possíveis problemas que podem surgir. Não busque uma solução perfeita, mas uma que atenda sua necessidade. Feito é melhor que perfeito.

  9. Dê atenção ao design e ao conteúdo do site. Para que seu cliente tenha interesse em permanecer na sua página, um bom design e conteúdo de qualidade são muito importantes. Seu conteúdo deve agregar valor para que seu cliente desenvolva o interesse em visitar o site.

  10. A presença digital é uma batalha diária, que exige constância e consistência. Devemos matar um leão por vez! Seu público, sabendo da frequência de atualização de seus conteúdos, irá retornar periodicamente para consumir novas informações, daí a importância de uma estratégia de conteúdo. O conteúdo de qualidade é a chance que seu cliente tem de experimentar um pouco da qualidade de seus produtos e serviços.

Como primeiros passos para criar a presença digital, as dicas acima vão te ajudar muito! Continue conosco! Em breve, novas informações para te ajudar a levar seu negócio para o meio digital e enfrentar as tão temidas “crises”... Essa é a missão da Criativa

Conteúdo para assinantes

Conheça mais
Curta nossa página
Arquivo
Siga

Você pode nos contatar direto no WhatsApp tocando no ícone ou ligue para:
21979053075
21982445665
se preferir mande uma mensagem para:
contato@criativamktdigital.com