google-site-verification=g9xlwY_0vACHjJGIQtFtApb6fknA8CyK6j6jkQzTMz8

7 coisas que descobri ao montar um negócio


O Brasil é reconhecido como um dos países com o maior número de empreendedores. Mas será que isso quer dizer que qualquer idéia será um negócio de sucesso? Reunimos aqui 7 aprendizados que tivemos e ouvimos ao longo da nossa caminhada e esperamos que lhe ajude a ter ainda mais sucesso em suas iniciativas.


1) Nem toda boa idéia se torna um negócio. Todos nós empreendedores sonhamos em abrir um negócio lucrativo e que nos permita realizar nossos sonhos. Acontece que colocar uma boa idéia em prática sem o devido planejamento aumenta e muito a probabilidade de fracasso. Planejamento significa em linhas gerais ter conhecimento dos concorrentes que encontrará em seu negócio, conhecer o perfil e hábitos de consumo de seus clientes potenciais e saber os custos envolvidos na implantação e manutenção de sua idéia. O tempo gasto no planejamento irá poupar seu tempo e seu dinheiro que seriam gastos desnecessariamente de outra maneira.

2) Cuidado com os "consultores" de plantão. Se uma boa idéia precisa ser bem pensada antes de iniciar, imagine uma boa idéia de outra pessoa. O Brasil é um país de técnicos de futebol e de pessoas que se acham especialistas em vários assuntos, incluindo o seu negócio. Por mais bem intenciodado que esteja aquele seu parente ou amigo, tome muito cuidado ao seguir seus conselhos. Afinal, poucas pessoas terão dedicado tanto tempo a pensar no seu empreendimento quanto você mesmo e poucas pessoas estarão dispostas a arcar com as consequências negativas de suas decisões caso ocorram.

3) Não existe caminho fácil. Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Sabe aqueles filmes em que alguém tem uma idéia, abre sua loja e no dia seguinte os clientes já estão fazendo fila? Esqueça. Mesmo que você pense em vender picolé na praia num sol de 40 graus ou água no meio do deserto ainda assim pecisará dedicar tempo para que seus clientes em potenciais encontrem sua loja, conheçam seus produtos e voltem mais de uma vez. Precisará dedicar tempo a conhecer sua concorrência ou evitar que outras pessoas copiem suas idéias e levem seus clientes. A verdade que encontramos no dia a dia é que apenas a presença do dono e o trabalho duro fazem um negócio decolar.


4) Manter o rumo certo é mais importante que acelerar. Todos conhecemos o slogan que diz "potência não é nada sem controle". ´Na vida de quem pensa em abrir um negócio esta afirmação faz ainda mais sentido. São tantas coisas que precisam ser feitas ao mesmo tempo que as vezes parece que o dia ficou mais curto. Comece então o seu dia planejando ao maximo possivel suas atividades. Defina aquilo que realmente for inadiável para que seja feito imediatamente, em seguida coloque aquilo que for importante e no fim da fila as atividades que serão feitas no tempo que sobrar. Por ultimo faça pequenas pausas e comemore conforme for resolvendo os problemas. Repita este mesmo exercicio diariamente e com o tempo as coisas ficarão muito mais fáceis.


5) Não tire os olhos do dinheiro. Por mais que estejamos em busca da realização de nossos sonhos, não podemos esquecer que estamos lidando com um orçamento que é finito. Antes de iniciar seu novo negócio defina um valor máximo que aceita investir e periodicamente avalie o percentual que já foi gasto. Um negócio de sucesso precisa ter algum retorno financeiro antes que acabe com suas economias e se torne inviável. Resista à idéia de contrair empréstimos quando perceber que as coisas estão indo mal. Ao realizar um bom planejamento antes de iniciar, você já vai ter total conhecimento de quanto precisa e é neste momento, avaliando friamente, é que a possibilidade de emprestimo deve ser avaliada.

6) Não coloque todos os seus ovos no mesmo cesto. Como não temos bola de cristal e por mais que planejemos nunca teremos certeza de sucesso, experimente separar seu tempo de maneira que consiga tratar de mais de um negócio por vez. Não precisa ser dividido em partes iguais, mas sempre experimente dedicar parte do seu dia ou da sua semana justamente a avaliar novas possibilidades, novas idéias. Caso o seu negócio principal dê certo, estas novas idéias poderão lhe servir de inspiração e caso seu negócio principal dê errado, já terá bem adiantado o planejamento de sua nova empreitada.



7) Saiba a hora certa de parar e recomeçar. A maior parte dos empreendedores que conheço não acertou na primeira vez que tentou iniciar seus sonhos. Guardo comigo uma lista das idéias que já tive, das idéias que já tentei e que deram errado. O que a primeira vista poderia parecer um monumento ao erro, se torna de grande importância quando vou começar uma nova atividade. Ao Avaliar os erros que já cometi, posso evitar repeti-los e assim aumento

minhas chances de sucesso na nova empreitada. Registre o máximo possível de informações que conseguir sobre seu negócio. Suas idéias, tentativas, percepções. Se em algum momento perceber que não era o caminho certo, não tenha vergonha. Feche as portas e volte para a prancheta de projetos.Pessoas empreendedoras e criativas sempre estão tendo novas idéias.


Caso tenha qualquer dúvida sobre este ou outros assuntos, entre em contato e teremos todo o prazer em lhe ajudar com outras dicas.

Um grande abraço,

Nilo Silva

Conteúdo para assinantes

Conheça mais
Curta nossa página
Arquivo
Siga

Você pode nos contatar direto no WhatsApp tocando no ícone ou ligue para:
21979053075
21982445665
se preferir mande uma mensagem para:
contato@criativamktdigital.com